O
ano era 1891. O rigoroso inverno de Massachussets tornava impossível a
prática de esportes ao ar-livre, como Futebol Americano, Basebol, etc...
E como não existiam muitas atividades a serem praticadas em locais
fechados, as aulas de Educação Física acabavam se tornando entediantes
aulas de ginástica.
Foi
então que o diretor do Springfield College, Luther Halsey Gullick
convocou o professor Canadense James Naismith e lhe deu uma missão.
Criar um esporte em ambiente fechado, que não deveria ser violento e que
estimulasse a coletividade. James então começou a pensar. Ele tinha em
mente um jogo onde o objetivo seria acertar um alvo em local fixo, com
um certo grau de dificuldade; deveria ser jogado com uma bola e com as
mãos, pois se fosse com o pé causaria um certo grau de violência. James
pensou muito, recorreu a várias pessoas e chegou a pensar em desistir.
Mas esse desafio foi tomado por ele como uma questão de honra, e ele não
queria “abandonar o barco”. Obstinado, ele continuou a procurar
soluções, quando teve um “estalo”. O obstáculo deveria estar a 3,5m do
solo, onde o adversário não poderia alcançar a bola e causaria um certo
grau de dificuldade para o ataque. Conversou com o zelador do colégio e
conseguiu duas cestas velhas de pêssego. Ele as prendeu sobre um suporte
e mediu a altura: 3,05m (altura que perdura até os dias atuais).
Perfeito. Começou, então, a escrever as regras.
Estava
tão empolgado com o acontecido, que levou somente pouco menos de uma
hora para escrevê-las. Eram treze regras, que formaram a base para as
regras atuais. No início eram utilizados de 3 a até 40 jogadores por
equipe. A regulamentação foi feita em 1897, adotando-se a presença de
cinco atletas por equipe.
Logo
depois de escrever as regras, James as fixou no mural do colégio e
convocou alunos para experimentarem este novo esporte. Dezoito atletas
se apresentaram; foram divididos em duas equipes. James selecionou o
atleta mais alto de cada time, jogou a bola para o alto e iniciou o
primeiro jogo de basquete da história. A data precisa não é conhecida,
mas sabe-se que foi um pouco antes do natal de 1891.
Um
dos incômodos era a cesta. Toda vez que uma era convertida alguém tina
que subir no apoio para retirar a bola de dentro. A solução foi
encontrada alguns meses depois, simplesmente cortando-se a base da
cesta.
A diretoria do colégio aprovou o jogo, e a primeira partida oficial ocorreu no ginásio Armory Hill, em 11 de março de 1892.
O
jogo foi disputado entre um time de alunos contra um time de
professores. O time dos alunos saíram vitoriosos da partida. O placar
foi de 5X1. James mal sabia que estava criando um dos esportes mais
populares do mundo. A glorificação veio com a inclusão do basquetebol no
calendário olímpico de 1936, em, Berlim. James Naismith deu o primeiro
bola-ao-alto da história das olimpíadas.
O
basquetebol, hoje, é praticado por, aproximadamente, 300 milhões de
pessoas em todo o mundo. Já passam de 170 os países filiados à FIBA.
REGRAS DO BASQUETE
Duas
equipes, com cinco pessoas cada, disputam a posse da bola para fazer
pontos na cesta do adversário. A equipe tem de impedir que o grupo
oponente faça pontos. O time vencedor é o que fizer o maior número de
pontos ao final do tempo de jogo. Nos Jogos Olímpicos, cada partida dura
no 40 minutos e é dividida em dois tempos de 20 min, com intervalo de
cinco minutos entre ambos.
Em
outros torneios, a partida é dividida em quatro tempos com 10 minutos
cada. Os técnicos podem pedir tempo (de 1 minuto) uma vez em cada
período, com exceção do último quando pode pedir duas vezes. Cada time
tem ainda 24 segundos para arremessar a bola. Se estourar o tempo, a
bola passa automaticamente para o time oponente. A cada 4 faltas, o time
ganha uma falta coletiva.
O
jogador deve locomover-se batendo a bola no chão. Dar três passos sem
batê-la ou segurá-la por mais de 5 segundos é considerado falta, assim
como tocar a bola com a perna ou impedir o movimento do adversário. No
basquete há limite de faltas por equipe e por jogador. A partir da
sétima falta acumulada por uma equipe, o adversário tem direito a um
arremesso livre a cada nova infração. Se acertar, a cesta vale 1 ponto e
o jogador pode arremessar novamente. Se errar, a bola volta ao jogo.
Quando um jogador faz cinco faltas, é desclassificado, mas pode ser
substituído.
A
quadra de basquete tem 26 metros de comprimento por 14 metros de
largura. As cestas ficam fixadas em estruturas a 3,05 metros do chão nas
extremidades da quadra. Quando a bola cai na cesta do campo adversário,
o time ganha 2 pontos. Se o arremesso for feito antes da linha situada a
6,2 metros da cesta, ganha 3.
PRINCIPAIS FUNDAMENTOS
PASSE
• Passe de peito - Trazendo já bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna coordenando movimento dos braços com os pulso, a bola à frente do corpo, lançá-la com as mãos na direção do movimento.
• Passe de peito - Trazendo já bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna coordenando movimento dos braços com os pulso, a bola à frente do corpo, lançá-la com as mãos na direção do movimento.
• Passe
picado - É idêntico ao passe de peito, com a diferença de que a bola
toque no chão antes de chegar às mãos do jogador que vai recebê-la. v
Passe por cima da cabeça - Elevando a bola acima da cabeça com ambos os
braços, lançá-la com um forte movimento dos pulsos, sem baixar os
braços.
• Passe
de gancho - A bola é segura pela mão que vai lançá-la bem junto ao
punho, dedos espalhados na bola. Com um passo atrás ou para o lado, dar
um solto com um giro no ar simultâneo ao lançamento da bola através de
um movimento circundante do braço.
• Passe
de ombro - A bola é segura com ambas as mãos, com os dedos apontados
para cima. Os cotovelos devem ser flexionados, a bola se manterá junto
ao corpo com o ombro alto e a execução do passe deverá ser feita pela
extensão do braço, cotovelo e punho.
DRIBLE
• Corpo abaixado, cabeça elevada, joelhos flexionadas, impulsionar a bola com a flexão do pulso.
ARREMESSO
• Bandeja
- É um arremesso em movimento que pode ser feito com passe ou
driblando. Em ambos, o jogador tem direito a dois tempos rítmicos, ou
seja, ao receber a bola ou interromper o drible o jogador define o pé de
apoio (1º tempo rítmico), tendo direito ao segundo tempo rítmico com
mais um passo. No entanto, a bola deverá ser lançada à cesta antes que o
jogador toque o solo.
• Com
uma das mãos - Partindo da posição fundamental, com o peso do corpo na
perna da frente, bola na altura do peito, o jogador flexionará as pernas
simultaneamente à elevação da bola acima da cabeça. O arremesso termina
com a extensão completa do braço, pulso flexionado e com o último
contato da bola através das pontas dos três dedos médios da mão. • Jump,
com drible e parada - Driblando em direção à cesta, parando numa
posição de equilíbrio, flexionara as pernas, saltar elevando a bola
acima e à frente da cabeça com ambas as mãos, executar o arremesso
apenas com uma das mãos.
• Gancho
- O jogador de posse da bola, dribla em direção à cesta mantendo seu
corpo entre a bola e o adversário. Para, olha para a cesta, salta
girando o corpo no ar com o lançamento da bola em movimento circundante
do braço, caindo de frente para a cesta.
LANCE-LIVRE
• É
igual ao arremesso com uma das mãos, efetuado da linha do lance-livre,
sem marcação e tendo cinco segundos para a execução. É importante que o
jogador mantenha o peso do corpo na perna da frente, concentre-se e
bloqueie a respiração antes do arremesso.
REBOTE
• Partindo
da posição de guarda, o jogador da defesa procura através de um
trabalho de pernas evitar que o adversário tome a sua frente para o
rebote. É importante, durante o lançamento da bola, que o defensor não
olhe para a trajetória da bola, e sim o jogador que esteja marcando. 1º
caso: Quando o adversário correr para o rebote pelo lado da perna de
trás do defensor, basta a este fazer o giro na perna de trás. 2º caso:
Quando o movimento para a cesta for feito pelo lado da perna da frente, o
defensor efetuará dois movimentos de giro. O primeiro pela perna da
frente e o segundo igual ao 1º caso
Nenhum comentário:
Postar um comentário